quarta-feira, 24 de março de 2010

Domino Mexicano no Brasil.



O dominó mexicano é mania entre as celebridades de Hollywood

Você já pensou em um dominó com 91 peças, até oito jogadores e infinitas possibilidades de estratégias, contagens e combinações de peças? O trem mexicano tem exatamente essas características.



REGRAS
- O jogo pode ter até doze partidas por rodada e, normalmente, cada partida leva cerca de 40 minutos. O dominó mexicano pode ter de dois a oito jogares, com um número de pedras variável para cada um, dependendo da quantidade de participantes. Por exemplo, se em um jogo houver três pessoas, cada uma pega 16 pedras. No caso de oito pessoas, todos ficam com oito dominós na mão.

Diferente do dominó tradicional que tem até seis pontos, as peças maiores do mexicano tem de 12 a 15, formando carroças de 24 a 30. No centro do jogo, junto com a maior carroça, uma base preta divide até oito fileiras de pedras. Uma em que todos podem jogar e sete filas individuais, chamadas de trem. O participante pode jogar tanto no seu trem quanto no coletivo.

Quem toca, retira pedras no dorme e tem a fila individual aberta para que os demais jogadores possam jogar. Como no dominó comum, ganha quem se livra das peças primeiro.

Fonte: Clarissa Siqueira Do JC Online

Nenhum comentário: