sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Kenjutsu - A Arte da espada samurai




O Kenjutsu é a arte de combate com espadas, criada pelos Samurais no Japão feudal.

Hoje é a arte que transmite mais fielmente os ensinamentos dos samurais em nossos dias, mantendo viva uma tradição iniciada há 600 anos.


Treino de luta com equipamento de proteção

Para o treino de combate, os praticantes contam com armaduras de proteção chamadas bogu e espadas de bambu, shinai. Estes equipamentos possibilitam que pratiquem as técnicas sem o risco de ferimentos.

Com a segurança destes equipamentos, todo o combate segue da mesma forma que na época dos Samurais. Os mesmos golpes que eram capazes de encontrar os pontos fracos da armadura, as mesmas posturas de luta, os mesmos estudos de estratégia e, sobretudo, a mesma influência do Bushido.

Os estilos tradicionais de Kenjutsu

Com o passar dos séculos surgiram centenas de estilos de Kenjutsu, muitos deles existentes ainda hoje. Estas escolas (em japonês ryu), conservam as técnicas de seus fundadores na forma de kata, seqüências de movimentos em combate que visam preparar os praticantes para todas as situações que encontrará no combate.

No Instituto Niten estudamos diversos destes estilos, em especial o Hyoho Niten Ichi Ryu, de Miyamoto Musashi, o Suio Ryu, imortalizado pelo mangá Lobo Solitário, e o Shinto Ryu. Este treinamento é a parte fundamental da prática, de modo que os alunos, já no primeiro dia de treinamento, travam contato com estes estilos.

O Kenjutsu é um estudo completo das formas de combate com a espada criadas pelos samurais. Um Caminho para a vida toda, com o objetivo de aperfeiçoar-se na luta e na vida.

O estilo de Musashi

O principal estilo praticado dentro das aulas de Kenjutsu é o Hyoho Niten Ichi Ryu, criado por Miyamoto Musashi, o mais famoso samurai de todos os tempos.
O Niten Ichi Ryu é especialmente conhecido pelas técnicas com duas espadas.










Para saber mais visite: http://www.niten.org.br/index.php

Nenhum comentário: