domingo, 13 de julho de 2008

Espaço Zen



Casa Cor Paraná homenageia os 100 anos da Imigração Japonesa.


Na edição especial de 15 anos da Casa Cor Paraná, a arquiteta Karina Kawano e a designer de interiores Denise Maruishi assinam o espaço “Homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil”. Para remeter ao Japão, elas usaram um elemento bastante conhecido no Brasil, o origami. “Um grande origami abraça e delimita a construção deste espaço. As paredes e o forro são inclinados e em diferentes ângulos”, conta Denise.


Com 75 m², o ambiente é composto por diferentes referências desta cultura no país. Trata-se de uma releitura contemporânea da tradição nipônica, juntando elementos que já fazem parte do dia-a-dia do povo brasileiro. “Temos uma grande colônia japonesa em Curitiba, com uma cultura já inserida entre os curitibanos, seja em tradições, objetos, referências e culinária”, diz Karina.
Logo na entrada, o origami se destaca através das duas paredes esculturais que delimitam o jardim minimalista, e causa ainda mais impacto quando é notado o contraste entre as paredes inclinadas e os pilares e vigas de madeira instalados de forma reta. O jardim conta com elementos da cultura japonesa como pedra, água e bambus. Já o piso, marcado por blocos em pedra e o espelho d´água, convida o visitante a entrar.


No interior do ambiente, o Espaço Zen, destinado a meditação, é marcado pelo Tori (grande portal), tatami e futon. Além disso, luminárias de papel de arroz (Tyotin) compõem o cenário junto com tecidos variados, criando uma atmosfera intimista. Já a Galeria mostra um pouco da História do centenário através de uma projeção que destaca diversas imagens temáticas. Ao redor, um museu vivo expõe objetos em nichos. As imagens de budas foram usadas no Espaço Meditação para representar a religiosidade do povo oriental.


O espaço também faz alusão à cerimônia do chá, chamada de chanoyu, desenvolvida sob influência do budismo Zen, cujo objetivo é purificar a alma do homem, confundindo-a com a natureza. O chanoyu desempenha um importante papel na vida artística do povo japonês, pois envolve a apreciação do cômodo onde é realizada, o jardim que o circunda, os utensílios utilizados e a decoração do ambiente. Representando a beleza da simplicidade estudada e da harmonia com a natureza, o espírito do chanoyu moldou o desenvolvimento da arquitetura, jardinagem paisagística, cerâmica e artes florais no Japão.

Nenhum comentário: